12 de julho de 2012

CONTORNO DO ROSTO E BLUSH: Passo a Passo

          Olá meninas!

          Hoje é a vez de conversarmos sobre mais um Maquiagem: Passo a Passo!, desta vez o assunto é CONTORNO DO ROSTO E BLUSH! Antes de começar volte no post Maquiagem - Antes de tudo, se conheça melhor! e relembre qual é o seu tipo de rosto!

          Mas, o que é contorno? Contorno é uma técnica de maquiagem que implica no desenho dos relevos existentes no seu rosto. Pense na maquiagem como um pintura num quadro: a tela branca é seu rosto, a dimensão de profundidade da pintura é o contorno. 

          Quando você aplica base no rosto, perde os subtons existentes e algumas dimensões. Ou seja, seu rosto fica sem o jogo de luz e sombra que naturalmente tem. Dessa forma, o contorno é necessário para retomar os seus traços naturais. E esse equilíbrio é feito com maquiagem, seja ela em pó, creme ou líquida, você irá precisar de alguns tons acima de sua pele para fazer o contorno. Pode ser uma base escura que você comprou errado, um blush terracota, o pó bronzer ou até mesmo uma sombra.

          O contorno também é usado para aperfeiçoar e disfarçar seus traços. Então para cada tipo de rosto, um modo diferente de contorno. E para cada "defeitinho", um correção específica. Exemplo: se você tem o nariz mais largo, use o contorno nas laterais e iluminador no topo para afiná-lo.
            Para iluminar você pode usar um produto específico em pó, em creme ou líquido. (Mais pra frente falaremos sobre os produtos!)


DICA1: contorno disfarça, afina, leva prá traz, e iluminado destaca, traz para frente.
DICA2: centro do rosto iluminado, laterais contornadas.


          Mas o que você deve escolher contornar ou iluminar? É claro que não existe regra, e se você é feliz com seu nariz largo, não tem nada que tentar disfaçá-lo! Devemos sempre ser o que gostamos de ser. O que eu vou mostrar são dicas pra quem quer se aperfeiçoar! 
          Vale lembrar que o contorno é uma técnica avançada de maquiagem e você não precisar usar no dia a dia.


          A imagem a seguir mostra um padrão básico de contorno e iluminação. De acordo com seu formato de rosto você pode adaptar onde precisa de mais iluminação ou mais correção do contorno.

       

         Agora o blush! Um dos itens mais populares de maquiagem, até quem "não liga" pra maquiagem sabe o que é e pra que serve o blush! 

          Existem milhares de tonalidades de blushes e não ditarei regras (anarquia dos blushes), por isso, escolha aquele que lhe agradar! No entando, aqui vão dicas para evitar o erro:

- Nunca exagere na quantidade de blush. 
- O blush é complemento e não ponto focal, ou seja, se o blush estiver em destaque, corra e pegue um lencinho para corrigir! 
- Evite combinar o blush com a sombra.
- Blush de tons coral, pêssego e terracota são mais fáceis de acertar.

          Entender o espaço que você tem para usar o blush é importante. Por exemplo: rosto rendondo ou oval possui pouco espaço, pois as laterais da face são estreitas. Neste caso, use o blush na central da maçã do rosto. Quem tem o rosto quadrado, geralmente, tem mais espaço e pode estender o blush em toda a maçã do rosto. Será que me fiz entender?

          Não deixem de ver o post Maquiagem - Antes de tudo, se conheça melhor! para tirar dúvidas!

Espero que tenham aproveitado as dicas! 
Viva a maquiagem!

Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário