10 de agosto de 2012

Passo a Passo: Casamento

          À pedidos de uma amiga muito querida, a Thá, que está noiva (eeeeeee parabéns, amiga!!! Pegarei o buquê!), o assunto casamento vai render muito aqui no blog! É claro que é um assunto que adoro pesquisar e escrever aqui e acredito que muitas meninas vão curtir também! Ficou noiva? Conhece alguém que está noiva? Não deixe de compartilhar e comentar o que acharam! Pois muito beeem, vamos lá!

Por onde se deve começar? Vamos fazer um passo a passo para você se organizar e não deixar nada passar! Antes de começar o planejamento eleja sua fiel escudeira (mesmo tendo assessoria) para você confiar os detalhes do evento no dia do casamento, assim você não precisará se preocupar com nada!


DE 18 A 12 MESES ANTES!!! 
Após ter tomado a decisão de se casar, defina uma data genérica e comece os preparativos!

Decida se o evento será de dia ou de noite, e depois, escolha o local: salão, chácara, praia, restaurante rural, hotel fazenda, fazenda, quintal, clubes...Existem muitas opções que cabem em todos os gostos e em todos os bolsos.

Defina se a cerimônia será no mesmo local da festa ou não.

Depois disso, você já pode escolher um tema: romântico, country, praiano, se irá ser mais descontraído ou mais formal... Enfim, isso tudo deve ser definido, pois é fundamental para as etapas futuras de decoração e cardápio.

Após a decisão do tipo e local da festa, é importante você ter uma noção ou objetivo de quanto pode investir e traçar um orçamento básico. Converse com o noivo e com os pais de ambos para acertarem como serão divididas as despesas para seguir em frente com as decisões dos pormenores.

Seguindo em frente, é a hora de definir uma pré-lista de convidados. É um balizador do orçamento, por isso deve ser definido logo no começo.

Com essas definições em mãos, você já pode reservar a data na igreja e no local da festa.

Se puder, é muito recomendável que você contrate uma assessoria para a preparação do casamento. São profissionais que lidam o tempo todo com o assunto e sabem fazer indicações de fornecedores, ajudam nas decisões de decoração e vão te auxiliar no dia do evento e garantir que tudo corra bem (que é a melhor parte da assessoria). Caso não possa assumir este orçamento ou prefira fazer tudo sozinha, tente ser organizada (compre um caderninho, uma agenda e uma pastinha) e com bastante pesquisa você e sua fiel escudeira (e o noivo também!) não farão nada errado.

Não perca tempo e faça reserva com a equipe de vídeo e foto. Esteja atenta se a empresa tem bons profissionais e veja trabalhos anteriores. Peça indicação de amigas, primas ou parentes que já se casaram. É importante ressaltar tudo o que você quer mesmo no contato inicial para não haver dúvidas e desencontros no dia do casamento.


DE 12 A 8 MESES ANTES!!!
Agora você pode fazer contatos e contratos com os fornecedores: buffet, bebida, decoração...Peça referências às suas amigas ou parentes, exija orçamentos detalhados e na hora de fechar contrato leia cada linha para ter certeza do que está contratando. A assessoria pode sempre auxiliar na hora de fechar contratos.

Pode ir agora, para uma das melhores partes do casamento, o VESTIDO. É hora de pesquisar, fazer orçamentos...Veja muitos vestidos, defina suas preferências...Não deixe escapar nada! E foque no seu tipo físico, estação do ano, tipo de festa e cerimônia que terá.

É hora de definir os padrinhos e madrinhas...Aproveite e refine a lista de convidados...


8 MESES ANTES!!!
Comece a pesquisar e definir o destino da lua de mel...Faça pesquisa entre as empresas de turismo e decida com seu noivo o local ideal para vocês dois.

Defina os convidados e comece a reunir informações para entregar os convites. Pode informar aos padrinhos e madrinhas sobre sua escolha.


DE 7 A 6 MESES ANTES!!!
Defina música para a cerimônia e festa. Prefere DJ ou banda? Pesquise quais as vantagens de cada um e pode fechar contrato. Busque referências.

Mande confeccionar os convites para o casamento.

É hora de fazer o save the date. (Está perdida? Clique aqui, aqui e aqui.)


DE 6 A 4 MESES ANTES!!!
Faça as encomendas dos docinhos e bolo. Pesquise fornecedores, faça degustação e não se esqueça que a embalagem deve combinar com a decoração da festa.

Faça a lista de presentes na loja de sua preferência.

Decida os pormenores da decoração, como paleta de cores, iluminação, flores...Defina todas as preferências que você e seu noivo tem.

Se há muitos parentes de fora, organize como será a estadia deles no fim de semana de festas. Converse com parentes ou veja hotéis próximo ao local do evento.

Escolha as músicas para a cerimônia e para as formalidades da festa. Converse com o DJ ou banda sobre quais são suas preferência e a lista de músicas que não podem faltar.

DE 4 A 3 MESES ANTES!!!
Entregue os convites. Tente entregá-los pessoalmente, aos parentes ou amigos que moram longe ligue assim que enviar os convites.

Faça a reserva do dia da noiva no salão ou hotel. Pesquise e tente fazer pacotes que possuem testes de cabelo e maquiagem, regalias para seu dia ser tranquilo e inesquecível.

Se você está organizando tudo sozinha, é a hora de contratar uma cerimonialista para o dia do evento.

O noivo já pode encomendar seu traje. Ajude-o a procurar um alfaite de confiança e lembre que seu pai e o pai do noivo também podem fazer suas encomendas.

Caso irá reservar hotel/motel para noite de núpcias, pode começar a pesquisar e concluir as reservas.

Encomende as lembrancinhas.

Pesquise, compre ou encomende o sapato, é fundamental para as provas do vestido, o mesmo vale para as jóias, grinalda e acessório de cabelo.

Hora de comprar as alianças, leva certo tempo para ajustar o tamanho (caso seja necessário) e para gravar os nomes.

Acerte os detalhes da cerimônia e festa com a cerimonialista ou assessoria.


DE 3 A 2 MESES ANTES!!!
Dê entrada na documentação para as questões civis.

Faça degustação do cardápio da festa para defini-lo por completo.

Faça reserva do carro e motorista que te levará ao casamento.

Caso esteja organizando sozinha, faça contato com todos os fornecedores para verificar se está tudo ok.

Faça encomenda do seu buquê e das flores para a lapela do noivo. Se as madrinhas e padrinhos também tiverem os buquês e flores na lapela, também fazer encomenda.

Comece a programar, junto com suas primas, tias e amigas o chá de cozinha e de lingerie. O noivo também pode organizar um chá bar com os amigos.


DE 1 1/2 A 1 MÊS ANTES!!!
Faça teste de cabelo e maquiagem. Caso necessário, faça mais testes. Marque corte de cabelo, barbearia e manicure para o noivo também!

Neste tempo pode marcar as festinhas de chá de cozinha.

Faça uma reunião com a banda ou DJ para definir e acertar as músicas. Inclusive definir as músicas da cerômia na igreja, entrada dos noivos na festa...

Faça reunião com a equipe de foto e vídeo e defina cada foto que você deseja, quais momentos são fundamentais, exige a melhor equipe no dia do evento e certifique-se que eles estarão até mesmo na sua preparação antes do casamento.

Faça mais uma reunião com a cerimonialista ou assessoria para refinar os detalhes da cerimônia e festa.

Caso o buffet tenha serviço de RSVP, é a hora deste fazer as confirmações. Confirmar número de candidatos ao buffet.

Faça uma reunião com a florista e refina os detalhes para o buquê e para as lapelas do noivo e padrinhos. Caso as madrinhas tenham buquê, também confirmar.


SEMANA DO CASAMENTO!!!
Faça a confirmação dos contratados novamente (inclusive do salão de beleza!). Caso tenha assessoria, ela o fará para você, mas fique por dentro.

Faça a prova dos arranjos florais da decoração. É indicado levar sua assessora ou alguém de confiança.

Faça a última prova do vestido e certifique-se de tê-lo 3 dias antes do casamento, no mínimo.


Organize as malas para a viagem de lua de mel e noite de núpcias de 3 a 2 dias antes do casamento.

Marque depilação, unhas e tintura de cabelo de 3 a 2 dias antes do casamento.


GRANDE DIA!!!
Fique tranquila, está tudo encaminhado.

Aproveite com seu noivo, família e amigos.

Caso haja imprevistos, esteja preparada e fique calma. A assessoria ou sua fiel escudeira poderá te ajudar.

Tente dormir bem e se alimentar com alimentos leves.

Você pode preparar uma homenagem para seus pais (e os do noivo também) antes ou durante os eventos.

SEJA MUITO FELIZ!!!!!!!


APÓS A LUA DE MEL!

Organize todos os presentes recebidos. Faça a troca de presentes, caso necessário.

Envie os cartões de agradecimento para todos os convidados, agradecendo a presença na festa e o presente recebido.

Caso tenha alteração no sobrenome, providenciar novos documentos.

Se possível, envie um feedback para seus fornecedores.

----

Espero muuuito que vocês tenham gostado! Gostou amiga??? hehe

Beijocasss


@Vestida de Noiva

2 comentários:

  1. Ameii amiga!! Fiquei ate errepiada no fim pensando no meu grande dia!!!
    E quero voce comigo la ein??
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que vou estar lá!!!!! Sempre! Beijocasss

      Excluir